Segundo o INMETRO lesões por conta de panelas de pressão são comuns, já na indústria o descuido gera multa e mortes
Quem nunca ficou desconfiado ao colocar uma panela de pressão no fogão? Esse utensílio indispensável na cozinha esconde riscos se não manuseado de forma correta. A panela de pressão possui todas as características que definem um vaso de pressão, equipamento utilizado no setor industrial, e cuidados rotineiros devem ser tomados para evitar explosões em casa, afinal acidentes com esse tipo de panela são mais comuns do que se imagina.
Para amenizar os riscos aos usuários, o INMETRO - Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia - passou a certificar os fabricantes deste utensílio, e em 2011 revisou o Regulamento de Avaliação da Conformidade de panelas de pressão.
O órgão também realiza uma pesquisa que compila acidentes de consumo - o Sistema INMETRO de Monitoramento de Acidentes de Consumo, esse indicador apontou que as panelas estão entre os produtos mais reclamados e que causaram algum tipo de lesão. Conforme os dados mais recentes deste levantamento, no grupo de Utilidades domésticas às panelas representam 53% das reclamações e às panelas de pressão 36%. A principal lesão ocasionada foi a queimadura em 45% dos casos.
"A panela de pressão ainda é um motivo de preocupação dos brasileiros, pois existem muitos mitos envolvidos e a falta de informações adequadas quanto ao manuseio e manutenção. O que precisa ser entendido é que esse tipo de panela trabalha com pressão elevada para o cozimento mais rápido dos alimentos. Essas condições associadas ao manuseio inadequado e a falta de manutenção podem causar explosões, devido a um não funcionamento dos dispositivos de segurança existentes da panela de pressão”, explica Renato Nable, inspetor da Engetex.
Para evitar acidentes, algumas medidas podem ser tomadas como observar a boa condição e operacionalização das válvulas de alívio, borracha e válvula de segurança, além disso, não utilizar o utensílio com a tampa trincada ou amassada.
"A panela de pressão possui na tampa três sistemas que controlam a temperatura e pressão dentro dela. Por esse motivo a válvula de alívio que é popularmente conhecida como pino deve estar limpa e desobstruída. Isso quer dizer que quando a panela pegar pressão o pino precisa realizar o controle dessa pressão, por isso, ele tem que girar soltando o vapor”, ressalto Nable.
Além da válvula de alívio, a panela ainda tem duas válvulas de segurança que devem ser acionadas quando a pressão interna atingir o limite determinado pelo fabricante, a finalidade é proteger a panela das famosas explosões totalmente indesejadas por todos os profissionais e chefs e aventureiros na cozinha.
A panela de pressão da indústria é o vaso de pressão
A panela de pressão tem a mesma característica técnica do vaso de pressão utilizado nas indústrias, por se tratar de um equipamento pressurizado, que contém algum fluido sobre pressão interna ou interna. Dessa forma devemos tratar os vasos de pressão com os mesmos cuidados que cuidamos de nossas panelas de pressão, como também devemos ter total atenção aos riscos que as panelas de pressão trazem ao ambiente doméstico.
05 VERIFICAÇÕES QUE PODEM FAZER A DIFERENÇA:
Verifique o estado de conservação da borracha de vedação da tampa da panela de pressão;
Verifique se a válvula de alívio não está travada ou obstruída;
Verifique se a válvula de segurança não está ressecada ou fora de posição tanto do centro da tampa como a localizada no cabo;
Verifique se a trava de fechamento apresenta seu funcionamento correto;
Verifique para o cozimento se o nível de líquido está acima do alimento a ser preparado.
Cuidados adicionais que podemos ter:
No caso de vazamento pela tampa, substitua a junta ou ajuste o fechamento da tampa, nunca utilize do recurso de forçar a junta colocando um talher na haste do cabo.
Após terminar o tempo de cozimento não coloque a panela na pia, com a torneira aberta, para aliviar a pressão. Esse procedimento pode provocar um choque térmico, podendo romper a panela ou projetar a válvula de alívio, causando efeitos indesejáveis.
Convivemos com o risco da panela de pressão em nosso cotidiano! Compartilhe essas orientações com pessoas próximas para que elas deem a atenção devida a esse utensílio domestico.
コメント