Informativo Engetex - Você Sabia? Edição: 003/2024
CONCEITO:
As tubulações industriais abrangidas pela NR 13, são as tubulações de interligação com as caldeiras de vapor, vasos de pressão ou tanques de armazenamento que contenham fluidos de classe A, B, C ou D, conforme listados abaixo:
Classe A:
fluidos inflamáveis;
fluidos combustíveis com temperatura superior ou igual a duzentos graus Celsius (200
ºC);
fluidos tóxicos com limite de tolerância igual ou inferior a vinte partes por milhão
(20 ppm);
hidrogênio; e
acetileno.
Classe B:
fluidos combustíveis com temperatura inferior a duzentos graus Celsius (200 ºC); e
fluidos tóxicos com limite de tolerância superior a vinte partes por milhão (20 ppm).
Classe C:
vapor de água;
gases asfixiantes simples; e
ar comprimido.
Classe D:
outros fluidos não enquadrados nas classes anteriores.
Importante: Mesmo que as Tubulações não sejam de “Classe A”, sempre sugerimos que se faça a Inspeção de Segurança da mesma, sem dúvida isto se torna importante para a segurança e saúde dos trabalhadores, ajudando na manutenção e durabilidade do Ativo.
RESPOSTA:
Conforme descrito acima no “Conceito”, as tubulações que se tornam obrigatórias as Inspeções de Segurança Periódica, são as de “Classe A”, independente de sua pressão.
O prazo para as Inspeções não devem ser superiores ao prazo das Inspeções Internas dos Vasos de Pressão ou Caldeiras mais críticas, aos quais a tubulação está interligada, ou quando o PLH ou a manutenção, acharem necessárias, desde que não ultrapasse o prazo citado acima.
Importante: Se houver alguma alteração na tubulação, danificação (que exija reparo), ampliação, ou outros incidentes que alterem sua estrutura inicial, há a necessidade de se fazer uma Inspeção Extraordinária, bem como o PAR (Projeto de Alteração ou Reparo). No caso de ampliações, é necessário também refazer o Fluxograma P&ID, bem como o Isométrico da linha ou sistema.
Todos estes serviços são executados pela Engetex, consulte-nos!
ATENÇÃO QUE SE DEVE TER COM AS TUBULAÇÕES:
É de extrema importância que as documentações das tubulações estejam atualizadas. As documentações principais são: Especificações aplicáveis à Tubulação, Programa e Plano de Inspeção, Fluxograma P&ID, Isométrico e Projetos de Alteração ou Reparo;
Caso a Tubulação esteja inativa por mais de 12 meses, é obrigatório fazer a Inspeção Extraordinária da mesma, antes de colocá-la em atividade;
As tubulações devem estar corretamente identificadas, conforme padronização instituída pela indústria/estabelecimento.
EMBASAMENTOS DA NORMA:
NR 13 - CALDEIRAS, VASOS DE PRESSÃO, TUBULAÇÕES E TANQUES METÁLICOS DE ARMAZENAMENTO
13.1.1 O objetivo desta Norma Regulamentadora - NR é estabelecer requisitos mínimos para a gestão da integridade estrutural de caldeiras, vasos de pressão, suas tubulações de interligação e tanques metálicos de armazenamento nos aspectos relacionados à instalação, inspeção, operação e manutenção, visando a segurança e saúde dos trabalhadores.
13.2.1 Esta NR deve ser aplicada aos seguintes equipamentos:
e) tubulações que contenham fluidos de classe A ou B, conforme as alíneas “a” e “b” do subitem 13.5.1.1.1, ligadas a caldeiras ou vasos de pressão abrangidos por esta NR;
13.6.1.2 As tubulações devem possuir dispositivos de segurança em conformidade com o respectivo código de construção, observado, quanto à frequência de inspeção e teste, o prazo máximo previsto no item 13.6.2.2 desta NR.
13.6.1.3 As tubulações devem possuir indicador de pressão, conforme previsto em projeto ou diagramas de engenharia, processos e instrumentação.
13.6.2.2 Os intervalos de inspeção das tubulações devem atender aos prazos máximos da inspeção interna do vaso ou caldeira mais crítica a elas ligados.
RISCOS AO TRABALHADOR (Previna-se):
Caso a Inspeção Periódica não seja realizada corretamente, os riscos se agravam, colocando a Segurança e Saúde do Trabalhador em níveis altos de atenção, vejam no quadro abaixo. 3 de 5 Classes de Riscos ao Trabalhador - Muita Atenção.
IMPACTOS AO TRABALHADOR E À PLANTA (Questione-se):
Essa é nossa Matriz de Impacto, exclusiva Engetex, onde com base na demanda do cliente, analisamos os reais impactos em seus trabalhadores e no negócio em si, com uma visão macro, mas que levanta questionamentos, que algumas vezes não são analisados na indústria. Veja, analise, se questione, e nos procure quando estiver pronto!
BENEFÍCIOS E TRANQUILIDADE:
Conhecendo bem suas tubulações, seus fluídos, onde estão conectadas, efetuando as Inspeções de Segurança Periódica em dia, suas documentações atualizadas, e tendo uma boa manutenção, evita-se incidentes que possam afetar a saúde e segurança dos trabalhadores, bem como aumentará a confiabilidade do Ativo, e ainda diminuirá os custos com manutenções.
Mas se precisar de uma segunda opinião ao que já tem, conte conosco, podemos ser seus auditores, validando todo o material que possuem, ou ainda refazendo Inspeções ou Análises, o importante é você focar em seu "core business", e deixar que esta parte, a Engetex como expert, te ajudará.
Fale conosco agora mesmo, o que está esperando? Ah, e envie seus comentários se ainda tiver dúvidas sobre o assunto, como dissemos, estamos aqui pra lhe ajudar.
QUER UMA COTAÇÃO?
Fale com um de nossos Consultores, e receba um atendimento diferenciado e uma cotação sob demanda, rapidamente elaborada.
Contato: (11) 93426-8504 (WhatsApp)
E-mail: comercial@engetex.com.br
Engetex Inspeções, há mais de 11 anos no mercado, atuando com Projetos, Inspeções e Análises Industriais. Com nossos escritórios em Pirapozinho/SP (sede), Presidente Prudente/SP, Maringá/PR e Resende/RJ, atendemos todo o Brasil, com excelência, profissionalismo e tecnologia de ponta.
Assessoria de Imprensa Engetex
Siga-nos em nossas Redes Sociais:
Instagram: @engetexinspecoes
Facebook: /engetexinspecoes
LinkedIn: @company/engetex
Comments