Informativo Engetex - Você Sabia?
Edição: 005/2024
Participação Especial: Eduardo Zagonel
SEGURANÇA EM MÁQUINAS NO PROCESSO DE RECEBIMENTO DE GRÃOS:
No processo de recebimento de grãos, seja: soja, milho, trigo ou outros tipos de grãos, têm grandes particularidades, iniciando-se pelo descarregamento do caminhão, seja este da empresa ou do cooperado, e após, para a movimentação desses grãos até as etapas sequentes, terminando em um armazenamento seguro.
Figura 01 – Recebimento, secagem e armazenamento de grãos
Nesse processo de recebimento, existem usualmente dois modos de descarregamento dos grãos, seja através da movimentação hidráulica da caçamba do caminhão, conhecido como “basculamento”, ou do chamado “tombamento” que é a elevação do caminhão como um todo, inclinando-o para traz, de forma que o grão se desloque por gravidade, bem parecido com o basculamento da caçamba. A diferença entre os dois, é que no basculamento da caçamba, onde o próprio caminhão fornece força para o deslocamento dos grãos (autopropelido), enquanto para o tombamento do caminhão que não possui esse sistema próprio para bascular a caçamba, é necessário a utilização de um equipamento denominado “tombador” ou “tombador de caminhão”.
Como o próprio nome sugere, o equipamento é utilizado para fazer a movimentação vertical do caminhão, elevando a parte da frente do caminhão, deslocando os grãos para a parte traseira da caçamba, que por sua vez já se encontra aberta, assim realizando a retirada dos grãos e despejando na moega.
Figura 02 – Elevação do caminhão através do tombador.
OS PERIGOS NO PROCESSO:
É nesse tipo de processo de retirada dos grãos, com a utilização do tombador de caminhão que o perigo se encontra, e é necessária uma avaliação profunda, considerando todas as fases de utilização do equipamento, sendo: circulação de pessoas, capacidade de carga, dispositivos de retenção mecânica, dentre diversos itens aplicados a NR 12 e/ou outras normas complementares, a fim de garantir a segurança da operação.
Quando falamos em NR 12, temos como objetivo: “definir referências técnicas, princípios fundamentais, e medidas de proteção para resguardar a saúde e a integridade física dos trabalhadores, e estabelecer requisitos mínimos para a prevenção de acidente e doenças do trabalho.”
Conforme o item 12.1.8 da NR12, são consideradas medidas de proteção, a serem adotadas nessa ordem de prioridade:
a) medidas de proteção coletiva;
b) medidas administrativas ou de organização do trabalho; e
c) medidas de proteção individual.
Dito isso, a ENGETEX atua diretamente na execução de todas as fases da NR12, iniciando pela Apreciação de Risco, conforme ABNT NBR ISO 12.100, para atendimento às medidas de proteção coletiva, identificando os riscos existentes no equipamento, mapeando as fases de utilização e apresentando medidas propostas de adequação, embasadas em normas técnicas nacionais e internacionais, reduzindo o risco das máquinas, tornando sua operação segura sem atrapalhar o processo produtivo.
Além da execução da apreciação de risco, atuamos também em toda as outras fases de projeto, como o projeto conceitual, de alinhamento com o cliente com os níveis e critérios de adequação, com aplicação de normas, demonstração de proteção, apresentação de quadros de segurança, como também com a elaboração dos projetos executivos (mecânico e elétrico), soma-se ainda, o levantamento de campo, coleta de dimensionais, aplicação de distância de segurança, elaboração de proteções fixas e distantes, indicação de matérias, perfis, chapa, parafusos entre outros, detalhando da melhor forma possível, facilitando o entendimento e produção das peças de proteção, ou ainda orientando na compra dos dispositivos elétricos.
Figura 03 – Modelo de proteção de portão do tombador
COMO SABER SE MEU EQUIPAMENTO ESTÁ ADEQUADO COM A NR 12?
De acordo com o item 12.1.9 da NR12: "Na aplicação desta NR e de seus anexos, devem-se considerar as características das máquinas e equipamentos, do processo, a apreciação de riscos e o estado da técnica.". Logo podemos considerar que a confirmação de adequação de um equipamento parente a NR 12, no mínimo necessita ter uma Apreciação de Risco, ou estar em conformidade com normas especificas tipo “C”.
O QUE É UMA APRECIAÇÃO DE RISCO?
De acordo com a ABNT NBR ISO 12.100 (2013), a Apreciação de Riscos é um processo composto por uma série de etapas que permite, de forma sistemática, analisar e avaliar os riscos associados à máquina. A Apreciação de Riscos é seguida, sempre que necessário, pela redução de riscos.
Seguindo a estratégia para apreciação e redução de riscos, deve-se levar em consideração as seguintes etapas:
- Análise de riscos, que por sua vez, aborda:
a) Determinação dos limites da máquina.
b) Identificação dos perigos e situações perigosas associadas.
c) Estimativa do risco para cada perigo ou situação perigosa.
- Avalição dos riscos, que por sua vez, aborda:
a) Avaliação do risco e tomada de decisão quanto à necessidade de redução de riscos.
b) Eliminação do perigo ou redução de risco associado ao perigo por meio de medidas de proteção.
EXECUTAR A APRECIAÇÃO DE RISCO, TORNA MEU EQUIPAMENTO SEGURO?
A Apreciação de Risco é uma etapa inicial e fundamental para entender os perigos existentes no equipamento, determinar grau de risco e propor ações de melhorias, mas também é necessário seguir com as adequações propostas, elaboração de projetos, execução e aplicação de medidas coletivas de segurança, validações e claro, procedimentos específicos de segurança e validação.
CERTO, E PARA ME ADEQUAR, POR ONDE COMEÇO?
Na verdade você já começou, só de estar lendo este nosso informativo, já demonstra que está preocupado com este tema.
Garantir a conformidade com a NR12 no ambiente é vital para a segurança e eficiência operacional. A equipe da ENGETEX está pronta para ajudar você a entender e cumprir todas as exigências dessa norma, assegurando que seus equipamentos estejam sempre em conformidade e operando com segurança.
Se você ainda tem dúvidas sobre NR12, e precisa saber a situação atual de sua empresa, garantindo a conformidade das suas máquinas e equipamentos, entre em contato conosco agora mesmo. Estamos aqui para ajudar!
QUER UMA COTAÇÃO?
Fale com um de nossos Consultores, e receba um atendimento diferenciado e uma cotação sob demanda, rapidamente elaborada.
Contato: (11) 93426-8504 (WhatsApp)
E-mail: comercial@engetex.com.br
Engetex Inspeções, há 12 anos no mercado, atuando com Projetos, Inspeções e Análises Industriais. Com nossos escritórios em Pirapozinho/SP (sede), Presidente Prudente/SP, Maringá/PR e Resende/RJ, atendemos todo o Brasil, com excelência, profissionalismo e tecnologia de ponta.
Assessoria de Imprensa Engetex
Siga-nos em nossas Redes Sociais:
Instagram: @engetexinspecoes
Facebook: /engetexinspecoes
LinkedIn: @company/engetex
Comments