A parceria visa o primeiro contato dos estudantes com o mundo da engenharia, permitindo novas experiências
Uma carreira de sucesso se faz com uma formação sólida! Com certeza você já deve ter ouvido essa frase, mas uma formação concreta precisa unir conhecimento e prática. Pensando nisso, em uma proposta inovadora, a Faculdade de Engenharia de Presidente Prudente da Universidade do Oeste Paulista firmou uma parceria com a Empresa Engetex, conhecida nacionalmente no ramo da confiabilidade industrial e das engenharias.
Esse projeto tem como objetivo fundamentar o desenvolvimento técnico de ambas as partes com cenários reais de aprendizado, desenvolvendo futuros profissionais em projetos com objetivo de transformar ideias de base tecnológica e de resultados para comunidade técnica, científica e sociedade.
“A Engetex é a ponte dessa parceria entre Indústria e Academia, contribuindo com a formação dos estudantes como novos estudos, perspectivas e conceitos. Por outro lado, estaremos ainda mais a par das tendências o que resultará em um potencial inenarrável para solucionar, criar, desenvolver soluções e projetos aos nossos clientes”, explica do diretor da Engetex, Lucas Zarpelon.
Para a responsável pelo RH da Engetex, essa é uma alternativa para que os alunos despontem no mercado desde cedo.
“Os estudantes vão poder colocar em prática o que aprendem na sala de aula. A parceria com a Engetex ainda vai contribuir com a carreira, formação e conhecimento de cada aluno”, frisa Mariana Kunh.
Engetex, um celeiro formador de profissionais
O estudante do oitavo termo de Engenharia Mecânica, Henrique Xavier, afirma que os benefícios desta parceria serão imensuráveis. Atualmente ele é contratado da Engetex, está como inspetor, mas sua história na empresa começou como estagiário, a cerca de 11 meses.
“Eu vejo um Henrique antes e outro após a Engetex, aprendi a ter disciplina, a ser resiliente e paciente. Também coloco em prática o que aprendo na faculdade, mas o mais importante para mim é que aprendi a ser equipe. No ambiente de trabalho a gente tem que viver como um todo, ter o lado técnico e o humano e saber que acertando ou errando essa conquista é do time”, conta o estudante.
Já Tatiene acabou de concluir engenharia ambiental. Ela também foi contratada pela Engetex, antes de mesmo de concluir o curso.
“A Engetex me proporciona experiência e conhecimento de temas que jamais pensei que gostaria de conhecer. Além disso, a empresa tem um olhar diferente ao time. Investimento na área da saúde, de treinamentos e de inovação, como o Prêmio de Inovação oferecido pela empresa em que eu participei e fui uma das vencedoras. Tudo isso contribuiu e contribui para a minha carreira”, declara Tatiene Evangelista, inspetora.
A relação da Engetex com a academia vem de anos. Há mais de sete anos, Ellen está na empresa, começou a sua trajetória como estagiária e hoje é uma das líderes deste time.
“Eu passei por muitas fases dentro da empresa e todas elas contribuíram para o meu crescimento. Acredito que essa parceria entre Engetex e Unoeste gerará resultados para ambas as partes e principalmente para nossos clientes que vão poder contar com toda a estrutura, equipamentos e conhecimento da universidade e, nós, profissionais da Engetex poderemos desenvolver soluções ainda mais assertivas. Estar vivendo esta nova fase me motiva a ser cada vez uma profissional melhor”, relata Ellen Ferreira que atualmente é analista de projetos sênior.
Para quem tem a oportunidade de viver este novo momento, sabe o quanto será transformador.
“Estou fascinado pela engenharia, e conseguir trabalhar e estudar no mesmo lugar é algo inexplicável”, finaliza Xavier.
Comments