O projeto tem o objetivo de permitir conhecimento aos estudantes e levar aos clientes e parceiros da Engetex soluções em processos e serviços
Lucas Zarpelon, conhecendo o Laboratório de Sistemas Elétricos de Potência que estará à disposição da Engetex
Pela primeira vez, no interior de São Paulo, uma faculdade de Engenharia se une em parceria com uma empresa: a Engetex, com o objetivo de colocar em prática um novo viés no ensino. Para a Engetex, essa parceria resultará em novas conquistas, soluções e resultados para seus clientes e parceiros.
Por outro lado, essa parceria permite que a universidade direcione para o mercado seu conhecimento e os universitários terão contato com a prática antes mesmo de concluir o curso.
“Vejo que a ponte para o futuro é fazer com qualidade o que se espera desde o passado. Todos que concluíram um curso superior, desejam um dia poder voltar ao ambiente que se formaram para poderem contribuir com o que aprenderam. É exatamente isso que vamos fazer, contribuir com a formação desses profissionais para o mercado. Acredito que essa parceria vai beneficiar todas as partes envolvidas: estudantes, universidade, nós da Engetex e os nossos clientes”, afirma o diretor.
Essa é a primeira vez que uma faculdade de engenharia firma uma parceria com uma empresa da mesma área, no interior de São Paulo. A novidade é vista com bons olhos pelo gerente industrial de uma usina de açúcar, etanol e energia elétrica, Cristiano Azeredo.
“A parceria entre a Engetex e a universidade irá trazer enorme crescimento para a região no que tange os aspectos técnicos, comerciais e acadêmicos. Em nossa visão, um maior portfólio de atendimento às empresas será ofertado aos clientes e a inclusão de alunos no mercado de trabalho atendendo as necessidades com maior robustez pelo fato de estarem tratando as reais necessidades das indústrias da nossa região”, enaltece o gerente.
A nova perspectiva de formação de milhares de estudantes é outro ponto importante desta parceria, além da possibilidade da realização de ações voltadas à comunidade.
“Estamos interligando indústria, universidade e alunos, com o objetivo de transformar e aplicar as mudanças. Essa parceria ainda pode render frutos que vão além do setor empresarial e educacional”, afirma o coordenador técnico da Engetex José Roberto Kershaw.
Lançamento oficial do projeto entre Engetex e Unoeste, aconteceu no dia 18.08.2022
O diretor da faculdade de engenharia, Guilherme Camarini, também entende que essa parceria vai além do campo empresarial e educacional.
“O principal a ser dito é que ganhamos muito com isso. A ideia é a empresa trabalhando próxima da universidade e, com isso, a gente consegue trazer o mercado para dentro do corredor da faculdade. Hoje as empresas captam os problemas dos clientes, esses problemas chegam nas universidades e acabam sendo objetos de pesquisas, negócios, serviços e se transformam em projetos de extensão. Então é uma maneira e o momento de captar essa demanda e ter um melhor alinhamento com o mercado tendo a empresa mais próxima”, finalizou Camarini.
A Engetex e a relação com a Universidade
Há mais de dez anos no mercado, a Engetex sempre teve uma relação ativa com a universidade. Desde o início a empresa forma profissionais para atuar em suas unidades. Prova disso é a Analista de Projetos Sênior, Ellen Ferreira, que começou sua trajetória na unidade da Engetex, em Pirapozinho, como estagiária.
“Há um pouco mais de sete anos eu entrei na Engetex para aprender e auxiliar o núcleo de mecânica onde pude adquirir um conhecimento diferente do adquirido em sala de aula. Depois que fui contratada, também não parei de me esforçar, fiz pós-graduações, cursos e hoje lidero projetos dentro do escritório e em campo”, conta a colaboradora.
O ato de abrir espaço para os estagiários, também rende a empresa um colaborador mais assertivo e bem treinado.
“A oportunidade de estagiar na Engetex garante qualificação para o mercado, quem passa por aqui aprende e compreende um mercado diferente, mas em expansão. A grande maioria acaba sendo efetivada e quem, por algum motivo, não fica com a gente vai para o mercado extremamente preparado e à frente de outros candidatos”, conclui Zarpelon.
Commentaires